28 de jun de 2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois (Jay Asher, Carolyn Mackler)

Editora: Galera Record | Ano de lançamento: 2013 | Páginas: 381

Sabe aquele livro fofo, que fica um pouco chato e repetitivo no meio, mas depois fica bom de novo? É mais ou menos assim. Eu sofri um certo bloqueio mental pra resenhar esse livro, porque eu o acabei e não soube dizer se gostei ou não. De primeira, fiquei desanimada. Eu tinha acabado, não estava surpresa, não teve nada de imprevisível. Mas eu tinha lido o livro inteiro em praticamente uma tarde, então é um bom motivo pra classificá-lo como um livro recomendável, não?! 

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


"O Futuro de Nós Dois" foi lançado no Brasil pela Editora Record e conta a história de Emma e Josh, dois amigos do colégio. Eu já comeitei aqui no blog o quão ansiosa eu estava pra ler esse livro, simplesmente porque eu AMEI a sinopse e achei a história muito original. E essa impressão continuou e só ganhou mais força durante a leitura. O ano é 1996 e Emma ganha seu primeiro computador, juntamente com um CD que permite algumas horas de acesso à internet. Mas quando ela iria imaginar que esse CD a levaria para o Facebook? Ou melhor: quando ela imaginaria que o CD praticamente a transportaria para 2011? Com isso, mesmo muito confusa, Emma consegue ver, através do Facebook, como seria sua vida em 15 anos. Ela vê atualizações de perfil feitas por ela mesma. Após um misto de descrença e surpresa, a tristeza invade. Porque ela acaba percebendo que a "Emma do futuro" não está tão feliz como a "Emma do presente" planeja estar. O Josh entra na história quando Emma se vê sem ninguém para conversar sobre o ocorrido, apenas ele, seu melhor amigo. 

Eu acredito muito que toda ação, consequentemente, gera uma reação. Quando Emma descobre sua futura infelicidade, ela imediatamente pensa no presente e no que pode ser mudado. O livro gira em torno disso: Emma buscando respostas, dependendo do Facebook para agir no presente, se perdendo em seus próprios pensamentos e criando uma relação de amor e ódio com a ferramenta. O livro possibilita uma leitura rápida e super tranquila. Quando eu achei que fecharia o livro pra dormir porque o capítulo estava chato, ele melhorou. E foi assim com vários capítulos.

Lembrando também que a narração fica muito mais interessante por ser feita do ponto de vista de Emma e Josh. Eu gosto muito de livros com narração POV (point of view). E pra quem gosta de histórias e livros para jovens adultos, é o livro perfeito! Recomendo a leitura e já avaliei no meu skoob.

Obs.: Gente, fiquei ligados no meu twitter e no twitter do blog, porque em breve terá sorteio do livro "Fazendo Meu Filme", da querida Paula Pimenta. Fiquem atentos!
Obs.²: muitos de vocês me perguntam sobre o canal do youtube. A minha previsão é para que eu inicie no mês de Julho. Vamos torcer pra eu conseguir!

Um comentário:

  1. Não é bem o tipo de livro que eu leio com frequência, mas parece ser legal =D

    Beijos =D

    ResponderExcluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team
alt="Posts Relacionados"/>